terça-feira, 29 de julho de 2008

Video

http://www.youtube.com/watch?v=TuIbDzAwXMg

A natureza está sendo destruida pelos homens, e isto só vai prejudicar o futuro do planeta. Quando todos perceberem as consequencias, será tarde demais.

Desastres Amibientais

Os desastres ambientais, têm feito um número crescente de vítimas, cujas mortes, na maioria das vezes, poderiam ter sido evitadas. Só na América Latina e Caribe, terremotos, furacões, tempestades tropicais, inundações, deslizamentos, secas e contaminações tiraram, entre 1972 e 2001, mais de 80 mil vidas.
Um novo sistema que poderá prever desastres ambientais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, vai ser apresentado, na sede do instituto, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. O programa de computador será usado para alertar sobre qualquer tipo de desastre ambiental como deslizamento de terra, enchentes, secas, efeitos do aquecimento global e até vazamentos de gás. Assim será possível poupar muitas vidas, e diminuir os estragos que estes desastres vão causar, ou até talvez, impedir que estes desastres ambientais aconteçam.

Sugestões para amenizar os problemas ambientais

São inúmeras as formas pelas quais podemos atuar em defesa do meio ambiente. Podemos começar, por exemplo, filiando-nos a uma ONG ambiental ou, ainda, dando preferência a produtos e embalagens reaproveitáveis. No entanto, cada um de nós pode fazer muito mais que isso: em conjunto com as lideranças da comunidade, com os colegas, ou mesmo individualmente, podemos contribuir na busca por um desenvolvimento sustentável. Veja alguns exemplos que mostram como isso é possível.



Economize água e divulgue a importância de não deixar torneiras mal fechadas e com vazamentos.






Economize energia elétrica e divulgue a importância do aproveitamento da luz durante o dia.






Plante muitas mudas de árvores em sua casa, em seu bairro e pela cidade toda. Isso poderá auxiliar na recuperação de áreas degradadas, como as margens de muitos rios urbanos.






Escreva cartas para os responsáveis pela poluição, como diretres de fábricas poluidoras e donos de frotas de ônibus e caminhões, e também para os orgãos de defesa ambiental, exigindo o controle na emissão de elementos poluentes na natureza.



Solicite à prefeitura do município a coleta seletiva de lixo em seu bairro (se não houver). Entre outros.

























Embalagens (desperdício)

Você sabia que a embalagem de um produto, um chocolate, por exemplo, pode custar até 20% do preço total dele? Será mesmo que atntos produtos precisam das embalagens "especiais" em que são acondicionados?
O problema se torna mais visível em lanchonetes e restaurantes, onde o acúmulo de descartáveis se torna absurdo.
Muita gente não se dá conta, mas as sacolas plásticas são um problemão. Só para se ter uma idéia, calcula-se que no mundo 1 milhão de sacolas plásticas são descartadas por minuto. No Brasil, 10% do lixo são de sacolas plásticas. No Rio, consome-se 1 bilhão de sacos plásticos por ano e 90 milhões de garrafas PET. O Rio gasta R$ 15 milhões por ano dragando os rios para tirar o plástico que entopem tudo. Cada brasileiro consome 19 quilos de sacolas plásticas por ano. Até as degradáveis possuem metais pesados na composição que contaminam o lençol freático. Alemanha, Dinamarca e até a China baniram as sacolas plásticas nos supermercado. O bom mesmo seria voltar ao velho hábito de levar sacolinhas de pano para as compras.

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Este desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.

A busca do desenvolvimento sustentável requer:

um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório;
um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não- equilibrado;
um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento;
um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções;
um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento;
um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.

Meio ambiente e Desenvolvimento tecnológico

O meio ambiente, cerca e influencia a todos. O clima, a paisagem, a iluminaçao, tudo que nos cerca faz parte do meio ambiente. Nós somos muito influenciados por ele. Muitas plantas e animais morrem a cada ano por causa das condições do tempo. Os seres humanos constroem casas e usam roupas para proteger-se dos climas ásperos. Estudam o tempo para aprender a controlá-lo.
O desenvolvimento tecnológico, prejudica e ajuda o meio ambiente. Mas não é a tecnologia que causou as consequencias que vemos hoje. São os seres humanos que não se conscientizam que estão prejudicando o planeta. Estes, usam a tecnologia para destruir o meio ambiente. Mas também tem aqueles que tentam usá-la para ajudar a melhorar o planeta. Por exemplo, a invenção das embalagens descartáveis aumentou a poluição. Porém a tecnologia inventou maquinas, que nos ajudam a reduzir e reciclar o lixo.

Slogan - Preservação do meio ambiente


O Protocolo de Montreal


Num planeta onde custa chegar-se a um acordo para atuar em favor do meio ambiente, o Protocolo de Montreal poderia converter-se em um convênio emblemático cujo cumprimento ajudaria a resolver um problema dos tempos modernos: a deterioração da camada de ozônio.

O Protocolo de Montreal é um tratado internacional hoje com mais de 180 nacões participantes se comprometem a substituir substâncias que demonstram estarem prejudicando a camada de ozônio (O3) . O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de Setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989. Devido à grande adesão mundial, chegaram a falar que talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos..."
O Brasil age para proteger e recuperar a Camada de Ozônio há quase duas décadas, desde então foram proibidas a fabricação e a comercialização de produtos cosméticos sob a forma de aerossóis que contivessem CFC. o Brasil se comprometeu em eliminar completamente os CFCs até janeiro de 2010, entre outras mediadas.



Destino do lixo no Brasil

Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. A
fermentação gera dois produtos: o chorume e o gás metano. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado. Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros.
Para tentar minimizar os problemas ocasionados pelo lixo, o governo brasileiro vem adotando uma série de medidas, como por exemplo, a criação do "Programa Nacional de Lixo e Cidadania".
Mas é preciso que a sociedade reveja certos hábitos, a fim de ajudarmos a minimizar o lixo que ainda tiver de ser produzido.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Reciclagem



A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial ou outro.
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil.O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).


A reciclagem traz os seguintes benefícios:
* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.


* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.


* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.


* Melhora a produção de compostos orgânicos.


* Gera empregos para a população não qualificada.


* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.


* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.


* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.




No site
http://www.rotadareciclagem.com.br/ é possível saber locais de reciclagem de embalagens longa vida (tetra pak ).

segunda-feira, 7 de julho de 2008

O consumismo e o Meio ambiente

O consumismo e o meio ambiente estão ligados, sem percebermos. O consumismo é o consumo em exagero. E este, prejudica o meio ambiente, e assim criando muitos, dos problemas ambientais que sofremos hoje. As empresas, fábricas, querem lucro, produzindo o que sai mais barato para elas, não se preocupando com as consequencias que vão causar. A população também não tem consciencia dos problemas, e não ligam. O consumismo, pode ser uma das principais causas dos problemas ambientais, pois se as empresas e fábricas fizessem embalagens recicláveis, metade do lixo produzido no mundo, seria evitado. Mas como eles só visam o lucro, e não querem produzir oque é reciclável,pois acaba saindo mais caro.
Como as fábricas não fazem oque é melhor para o mundo, nós temos que fazer. Nós não precisamos comprar tantas coisas em exagero. Então só comprando oque realmente precisamos, já estamos ajudando o meio ambiente. O meio ambiente só vai ficar melhor, quando todos percebermos oque é melhor para ele, e todos tomem boas atitudes, reciclando e preservando. Se não acontecer isso, o mundo vai ficar pior a cada dia.

ONGs

No mundo inteiro, há muitas ONGs que defendem o meio ambiente. Mas elas não são suficientes, pois os problemas ambientais estão aumentando cada dia.

Algumas ONG são :Agência Nacional de Águas, Amazônia Brasileira, Ambiente - Forum Ambientalista, Reciclagem de Residuos, Defesa Ambiental, Defesa Ecológica, Educação Ambiental, Estudos Climáticos, Greenpeace, Gamav, Rede Ambiente, Rede das Águas, Rios Vivos, SOS Mata Atlântica e WWF - Brasil.

Ainda existem outras ONGs, mas toda a ajuda que elas fazem, são minimas comparando com os estragos de outras pessoas. Elas tentam conscientizar a todosm, as importancias de preservar o meio ambiente, de não desmatar e de saber que o mundo só vai piorar se todos não cooperarem. Mesmo com todo esse trabalho deles, existem muitas pessoas que acham que o mundo não vai piorar, e que não liga para as consequencias dos seus atos. Aos poucos, estas ONGs estão tentando melhorar o mundo, mas só com a colaboração de todos que será possivel termos um mundo melhor.

sábado, 5 de julho de 2008

Paródia

Paródia-( música "Cidadão", de Zé Geraldo)

Tá vendo aquela indústria, moço?
Poluindo o ambiente
É uma fábrica de telhas e tijolos, em Parelhas
Que existe pra empregar
A mão-de-obra excedente
Dos saudáveis dos doentes
Das pessoas do lugar
Mas me diz um capataz
Vamos lá, trabalhe mais pra produção aumentar
Meu descanso tá perdido
De lanchar, sou impedido, dá vontade de dizer
Que essa terra é do meu pai
Que do céu um dia vai, descer e nos socorrer.
Tá vendo aquela ilndústria, moço?
Bem de longe a fumaçar
Chega a me dá aflição, me ver nessa condição
Dá pra ir mas sem voltarSe eu respiro fico tonto
Se inalar já caio prontoEstatelado no chão
Tudo que eu ganho é pouco
Meu falar já está rouco, com tanta poluição
Essa dor é muito forte, questionar o meu viver
O pensamento me arrasa
Pois nem mesmo tenho casa pra poder me recolher
Tá vendo aquele rancho, moço?
É uma casa de morar
É, eu sei que nuim parece, mas ainda faço prece
Pra um dia melhorar
Se o homem pensar mais.

Reportagem



Área devastada em maio é 26% menor em relação a 2007

O desmatamento registrado na Amazônia em maio, por uma fonte independente, foi 26% menor do que em mesmo mês de 2007. Segundo o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), produzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ele soma 294 quilômetros quadrados - em maio do ano passado foram 397 km².

Fonte :
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080625/not_imp195365,0.php

Estadão de hoje .

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento da temperatura média superficial de nosso planeta que vem ocorrendo nos últimos 150 anos.As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Mas as pesquisas, comprovam cada vez mais, que o homem é o principal responsável.Variações em fatores externos incluindo variações na sua órbita em torno do Sol, erupções vulcânicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa. As causas detalhadas do aquecimento recente continuam sendo uma área ativa de pesquisa, mas o consenso científico identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal causa do aquecimento observado desde o início da era industrial.

Lixo- Tipos







Lixo doméstico ->
Pode ser chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.





Lixo comercial ->
Gerado pelo terceiro setor (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.









Lixo das áreas de saúde ->
Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.



Lixo industrial ->
Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros






Lixo nuclear ->
Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.

Protocolo de Kyoto

Este protocolo tem o objetivo de amenizar os gases poluentes. Estes, causaram o efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias. E no acordo, os países tem que diminuir 5,2 % da emissão desses gases.Para que isso seja possível, o protocolo ofereceu algumas sugestões para conseguir alcançar a meta. Essas sugestões só são ações comuns, fáceis de serem seguidas, como: proteção de florestas, aumento de uso das energias que não são tão poluentes, diminuição de emissões de metano e otimização de sistemas de energia e transporte. Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI.

Charge - Aquecimento Global